Alteração ao Ritual do Baptismo das Crianças

baptism02

A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos promulgou, em 2013, um Decreto com o qual altera, ligeiramente, o Rito de Baptismo das crianças.

Este Decreto, publicado na Revista Notitiae 557-558 de Janeiro-Fevereiro, 2013, 1-2, pp. 54-56, substitui a expressão comunitas cristiana (“comunidade cristã”) por Ecclesia Dei (“Igreja de Deus”) nos parágrafos 41, 79, 111, 136, 170.

O parágrafo 41 refere-se ao “Baptismo de várias crianças”; o parágrafo 79, refere-se ao “Baptismo de uma criança”; o parágrafo 111, refere-se ao “Baptismo de muitas crianças”; o parágrafo 136, ao “Baptismo pelos catequistas”; e o parágrafo 170, refere-se à apresentação, na Igreja, de uma criança já baptizada.

Em todos os casos, este Decreto determina a alteração da expressão “É com muita alegria que a comunidade cristã te recebe” para a expressão “É com muita alegria que a Igreja de Deus te recebe”. Esta alteração, promovida pelo Papa Bento XVI a 28 de Janeiro de 2013, e, portanto, ainda antes da sua renúncia à Sede Apostólica, entrou em vigor a partir de 31 de Março de 2013.

O original deste Decreto está em latim e não me consta que esteja disponível na internet, ainda que tenha sido publicado no órgão oficial da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Texto do Decreto (tradução não oficial) >>

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s